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Caixa Abril 2022


Sobre a caixa

A caixa de abril inclui o livro História(s) do cinema, de Jean-Luc Godard, livro escrito entre entre 1988 e 1998, em que o cineasta se firma como grande pensador do cinema, ao fazer coincidir a história do século e a sua história como artista. E também a plaquete exclusiva Robert Cornelius, fabricante de lâmpadas, vê alguém, de Carlos Augusto Lima, que dialoga com o daguerreótipo “A primeira foto luminosa jamais tirada” (1839), do norte-americano Robert Cornelius, considerada a primeira selfie da história.

Produtos da caixa

Entre 1988 e 1998, Jean-Luc Godard escreveu e montou o monumental História(s) do cinema, trabalho que resultou num filme de oito episódios e neste longo poema-ensaio.

Nele, o autor se firma como grande pensador do cinema, ao fazer coincidir a história do século e a sua história como artista. Manuseando um grande arquivo em que se chocam pedaços de livros, filmes, pinturas, Godard compõe um panorama pessoal, sob a forma de poema, que coloca o dedo em algumas feridas do século XX.

Na orelha do livro, Katia Maciel afirma que Godard filma com a máquina de escrever “a genealogia do cinema depois da pintura, do plano americano ao close, dos irmãos Lumière a Hitchcock, da nouvelle vague e neorrealismo ao cinema hollywoodiano. A guerra. O horror. O amor. A loucura. A história do cinema como imagem da história.”

Em tradução do premiado tradutor Zéfere, História(s) do cinema apresenta, pela primeira vez em língua portuguesa, aquela que é considerada uma das maiores criações de Godard, espécie de súmula do conjunto da obra do autor. A edição conta ainda com o posfácio de Joana Matos Frias.

Robert Cornelius, fabricante de lâmpadas, vê alguém, de Carlos Augusto Lima, é um poema em série que dialoga com o daguerreótipo A primeira foto luminosa jamais tirada (1839), do inventor norte-americano Robert Cornelius. A imagem é considerada a primeira selfie da história. O inventor norte-americano do século XIX, além de fotógrafo, foi também fabricante de lâmpadas, sendo o responsável, por exemplo, pela primeira lâmpada de querosene, em 1843.

A partir desses detalhes – a fixação do próprio rosto e a iluminação artificial –, os versos de Carlos Augusto Lima se expandem formando um verdadeiro vórtice de linguagem em que os tempos se chocam e são engolidos.

Quanto mais se representa o rosto, mais se cria uma desfiguração. Quanto mais se iluminam as coisas, mais os feixes de sombras são projetados. Assim, entre desfiguração e fixação, entre luz e sombra, o poema encara de frente os olhos de Robert e, em meio à fantasmática proliferação de imagens que vivemos hoje, pergunta “quem sou eu?”

A plaquete faz parte de uma coleção de poemas em diálogo com imagens anteriores ao século XX.

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