Brincadeira de correr

Brincadeira de correr, de Marcella Faria, é um poema que estabelece um diálogo com a pintura Hide and Seek (1888), de William Merritt Chase, pintor impressionista norte-americano. Num intenso jogo de luz e sombra, que cria um ambiente misterioso, a tela dá a ver duas meninas, que seriam as filhas do pintor, brincando de esconde-esconde....

11.01.2022

Brincadeira de correr, de Marcella Faria, é um poema que estabelece um diálogo com a pintura Hide and Seek (1888), de William Merritt Chase, pintor impressionista norte-americano. Num intenso jogo de luz e sombra, que cria um ambiente misterioso, a tela dá a ver duas meninas, que seriam as filhas do pintor, brincando de esconde-esconde.

Em seus diferentes movimentos, o poema de Marcella Faria, como o quadro, também cria duplos com sobreposições e choque de temporalidades, numa comovente fala endereçada a sua filha Rosa. Como as duas irmãs do quadro, os versos do poema brincam num jogo de esconde-esconde ou de pega-pega, e o companheiro de brincadeira não é ninguém menos que o tempo: “um século quando corre / alcança encosta/ no século mais próximo / e vira século passado / o outro é futuro / começa a correr”.

A plaquete faz parte de uma coleção de poemas em diálogo com imagens anteriores ao século XX.

ASSINE O CÍRCULO DE POEMAS E RECEBA 2 LIVROS POR MÊS

ATENÇÃO

As compras de produto e assinatura são feitas separadamente. Para adicionar a assinatura em seu carrinho vamos esvaziá-lo primeiro.
Aceitar