Autor

Edimilson de Almeida Pereira

Edimilson de Almeida Pereira nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1963. Poeta, ensaísta, ficcionista, autor de literatura infanto-juvenil e professor na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. De sua obra ensaística, destacam-se, dentre outros, os livros Os tambores estão frios: herança cultural e sincretismo religioso no ritual de Candombe (Mazza, 2005, Prêmio Vivaldi Moreira da Academia Mineira de Letras, 2004); Entre Orfe(x)u e Exunouveau: análise de uma epistemologia de base afrodiaspórica na Literatura Brasileira (Azougue, 2017), A saliva da fala: notas sobre a poética banto-católica no Brasil (Azougue, 2017, Prêmio Sílvio  Romero  de  Folclore  e Cultura Popular/ FUNARTE, 2002).

Estreou na publicação de poesia em 1985, com o livro Dormundo (Edições d’lira, Juiz de Fora). Recebeu, dentre outras as distinções o Prêmio Nacional de Literatura UFMG, pelo livro Ô lapassi & outros ritmos de ouvido (1988). Em 2019, publicou a antologia que reúne parte de sua obra, Poesia+ (antologia 1985-2019) (Ed. 34). É autor ainda dos romances, todos de 2020, Um corpo à deriva (Macondo), O ausente (Relicário) e Front (Nós), este último vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura.

Autor(a) do livro: A morte também aprecia o jazz
(fevereiro 2023)

Ver livro
ASSINE O CÍRCULO DE POEMAS E RECEBA 2 LIVROS POR MÊS

ATENÇÃO

As compras de produto e assinatura são feitas separadamente. Para adicionar a assinatura em seu carrinho vamos esvaziá-lo primeiro.
Aceitar